Projetos em que a Biblioteca participa
No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), foram desenvolvidas várias dinâmicas de promoção de sucesso escolar inseridas no Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) para o qual a Biblioteca Escolar contribui: Jornal da Escola e Histórias Digitais.
O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever. A nossa escola faz parte da Rede de Escolas aLeR+ desde o ano letivo 2011-2012, com o projeto "Ler e Saber... para Ser e Crescer".
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. O concurso desenrola-se em quatro fases: Fase Escolar/Municipal - Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios; Fase Intermunicipal - Congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas; Fase Nacional - Constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.
O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa pretende promover as competências de leitura e escrita e o gosto pela experimentação científica, em articulação com a Biblioteca Escolar. O desafio consiste na leitura de um livro da coleção "O Clube dos Cientistas" e na escolha de um momento da história em que as personagens se deparem com um problema para resolver. A turma propõe uma nova solução, concorrendo com um texto que deve incluir a descrição de uma experiência, usando o protocolo experimental (no Caderno de Experiências).
A iniciativa Miúdos a Votos, organizada pela RBE e Visão Júnior, promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa, permitindo às crianças e jovens elegerem os seus livros preferidos. Nesta iniciativa é dada a possibilidade às crianças e jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas participantes, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
A LITERACIA 3Di - Campeonato Nacional de Literacia é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. Decorre em três fases: local, distrital e nacional, com base em provas interativas disponibilizadas através da Escola Virtual. Esta iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens, ajudando-os a consolidar as aprendizagens.
O projeto "Histórias da Ajudaris" afigura-se como inovador, pioneiro e promotor do gosto pela escrita, leitura, arte e cidadania. Anualmente, sobre a forma de um desafio criativo, a Ajudaris convida crianças e jovens do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos de escolas públicas e privadas de todo o país a participarem neste projeto, com a escrita de uma ou mais histórias. Todo este processo culmina com a edição anual de uma coletânea de livros temáticos. Este projeto promove a inclusão social através da leitura, da escrita e da arte e, por outro lado, através da venda solidária dos exemplares para a ajuda a famílias e crianças carenciadas. Este projeto conta com o apoio da CONFAP, PNL2027 e RBE.
O Programa Já Sei Ler, relançado em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura: 2017-2027 (PNL2027), pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular no 1.º ciclo do Ensino Básico, convidando professores e famílias a ler diariamente 10 minutos com as crianças.
Folheto para Pais/Encarregados de Educação Folheto para Professores
O Programa Leitura em Vai e Vem, relançado em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura: 2017-2027 (PNL2027), pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar, convidando educadores e famílias a ler diariamente 10 minutos com as crianças. Reconhecendo a atividade dos jardins-de-infância na promoção do gosto pela leitura na sala e em família, o PNL2027, pretende incentivar os educadores a desenvolvê-la ainda mais.
O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
O nosso agrupamento, em parceria com a UCC do Cartaxo, aderiu ao projeto SOBE, tendo em vista a realização de algumas sessões de educação para a saúde sobre higiene oral e alimentação não cariogénica. Conheça o projeto aqui.